Páginas

sábado, 4 de setembro de 2010

DISCURSO DE HERÓI - Ou, quando o meu irmão caçula honrou o nome de toda a nossa família.

      Discurso do Paraninfo, Professor Paulo Ricardo Centeno
Rodrigues, proferido durante a Formatura do Curso de Medicina
Veterinária da ULBRA/Canoas em 14/08/2010.

        Autoridades Acadêmicas, Autoridades Religiosas, Professores,
Funcionários, Formandos, Senhoras e Senhores:
        Emoções, muitas emoções serão sentidas nesta noite, será uma noite
inesquecível para muitos de nós, dá minha parte só tenho agradecimentos aos
formandos, esses meninos e meninas, que hoje partem para uma nova caminhada, agora
como profissionais da Medicina Veterinária, levando consigo um pouco do legado de
cada um de nós, professores e funcionários, que contribuíram para que esse dia
chegasse. Mas antes de nós, e junto conosco, os pais ou responsáveis, tiveram, tem e
terão, também, uma participação ativa e fundamental nessa construção.
        A minha emoção é ainda maior, por que nesta turma maravilhosa está se
formando o meu sobrinho Pedro, filho da minha querida irmã, Professora Norma, que
criou o Curso de Medicina Veterinária da ULBRA, o Curso de Agronomia, a Área das
Ciências Agrárias e tantas outras ações que elevaram o nome ULBRA no cenário
Estadual e Nacional. E a nossa família, se orgulha muito disso.
        No início deste ano, infelizmente, fui demitido da Universidade, junto com mais
de 200 professores, sendo que outros tantos funcionários e professores já haviam
seguido, também, o mesmo caminho. Uma enorme crise financeira, fruto de muitos
desmandos e irregularidades, cobrava o seu preço. Mas a ULBRA e o Curso de
Medicina Veterinária continuam e se renovam através de novas lideranças formadas
dentro da própria Instituição.
        A vida é movimento, é ação, quase sempre é traumático sair de uma posição de
conforto, de segurança, e encarar o desconhecido, a incerteza, mas nesses momentos de
crise, se agirmos com sabedoria e tivermos a visão clara, longe de mágoas e rancores,
sairemos fortalecidos e confiantes. É assim que me eu sinto, confiante. A nossa
Universidade –a ULBRA- vai superar esse momento e voltará a crescer e ocupar o
espaço que lhe é destinada no cenário nacional. Para isso a CELSP – Comunidade
Evangélica Luterana São Paulo – mantenedora da ULBRA, deverá permanecer atuante,
orando e vigiando, pois não há mais espaço para omissões.
        Eu cheguei aqui em 1995, para ser professor de Farmacologia Veterinária à
convite da Professora Norma, e posso dizer que foi muito difícil, eu era um Veterinário
dando aulas, até transformar-me em professor transcorreu muito tempo. Só quando eu
compreendi que o trabalho do professor se assemelha ao trabalho de um jardineiro, é
que eu passei a sentir-me um professor. No início eu queria que todas as flores
desabrochassem ao mesmo tempo, que o meu canteiro estivesse sempre florido, afinal
eu havia preparado a terra, adubado, semeado, regado. Como podiam haver arbustos,
ervas daninhas, plantas tóxicas, a minha vontade era arrancá-las e limpar a sala de aulas.
        Passou o tempo, dei aulas na Parasitologia Clínica Veterinária, na Terapêutica
Veterinária, na Medicina de Ovinos e Caprinos, na Cirurgia Veterinária I, na
Anestesiologia Veterinária, mais os Projetos de Extensão: Castração de Cães e Gatos e
Bovinos de Leite, o trabalho no Bloco Cirúrgico do Hospital Veterinário, nesse tempo
eu só chegava em casa para dormir. Hoje eu me dou conta disso. Aí eu comecei a
compreender que assim como o jardineiro, o professor tem que ter muita paciência, e
amar o seu jardim, que cada planta desse canteiro tem seu momento de beleza, algumas
logo mostram suas flores coloridas, outras são sazonais, algumas tem espinhos, cada
qual com seu aroma particular, existem arbustos, folhas amareladas, plantas rasteiras,
mas cada qual contribuindo para dar vida ao jardim. Quando passei a amá-las como são
e não como eu gostaria que fossem eu me tornei um Professor. E hoje quando encontro
algum ex-aluno, e sou chamado de Professor ou Prof. Paulo eu me sinto agradecido a
Deus, por ter me dado essa oportunidade que tanto me ajudou a crescer espiritualmente.
       Em nome dos Professores e funcionários do Curso de Medicina Veterinária da
ULBRA, que participaram dessa caminhada com vocês, queridos formandos, desejo-
lhes muito sucesso profissional, e que vocês tenham muita perseverança e fé, e que com
ética e esforço, conquistem o seu lugar nessa profissão tão nobre que é a Medicina
Veterinária.
       Muito Obrigado e que Deus os abençoe!
Obs: inspirado no texto “Jardineiro e seu Jardim”, de autor desconhecido.

2 comentários:

  1. Realmente. O irmão caçula honrou o nome da familia. Além de mostrar nossa união, mostrou caráter, firmeza e grandeza. Parabéns ao Paulo e agradeço todos os dias por ter ele como mano e por ele estar sempre por perto.
    Norma Centeno Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito orgulho em ter conhecido o Prof. Paulo. Me emocionei ao ler esse discurso, o que só vem a reforçar tudo aquilo que ele sempre me demonstrou. Uma pessoa de uma índole e caráter inigualável. Foi um curto período que fiz parte de sua vida, mas o suficiente para admirá-lo por toda minha vida. Deus te ilumine!!! Marlice

    ResponderExcluir