Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Farol do Chuí



  Farol do Chuí

        (poesia de Danielle Garcia)
Lá no alto
Á beira das casas
Ilumina o mar bravio
No fim da barra
No fim do Brasil.
Uma tocha de luz

Para guiar os pássaros
Para achar os náufragos
Que perderam o rumo,
Não acharam mais o prumo
Estão na solidão.
Na beira do penhasco
A história fez um trato
E o último sentinela

Mantém a velha chama
Da união entre os gauchos
De todos os lados
De todas as línguas
Das velhas manias.
Em seu concreto
Guarda o novo e o velho
Guarda as lembranças

Da tua criança
Que ainda teima em viver.

Farol da Barra do Chuí - Fronteira Brasil-Uruguai


2 comentários:

  1. Como nasceu o poema do FAROL, da Danielle. Tomei a liberdade de publicar como comentário. Depois peço a sua autorização:

    OI Zé Vitor,

    Como estás? Lembra aquele quadro que me mandaste uma foto? Do farol da Barra do Chuí? Então, fiz uma poesia com a imagem dele. Uma coisa bem despretenciosa, só pra dar mais vida a ele aqui no meu PC.

    Na verdade, estou com um projeto com uma amiga de Portugal. Ela pinta o que tem em mente ou faz uma releitura de fotos que mando. Daí tira uma foto e manda para que eu faça uma poesia em cima da imagem do quadro. Tem ficado legal e estamos empolgadas. A ideia é que em 2012 estejamos com tudo pronto para tentar lançar o livro aqui e em Portugal.

    Então, com o teu quadro, foi só uma brincadeirinha. Mas, talvez eu possa unir outros quadros de amigos num segundo projeto. E, quem sabe, possas me emprestar a sua sensibilidade para que eu poetis também um dia....

    Te mando o que fiz...Só conheço um pouco a história da região, então falar sobre o lugar fica meio difícil...E depois, a poesia que fiz é meio simples, bem de uma jovem poetisa como eu...mas vale o esforço de tentar.

    Dê uma olhada...

    Grande abraço,

    Dani Garcia
    Balneário Piçarras

    ResponderExcluir